Entrevista: Jéssica Ipólito do projeto #desafioartegorda

94
views

Em conversa com Reversa Magazine, blogueira explica o projeto que apresenta imagens artísticas de mulheres gordas

Ao navegar pela Internet, deparei com uma imagem linda artística: uma mulher fora dos padrões estéticos* apresentando as suas curvas sem nenhuma vergonha de exibi-las (aliás, por que deveria ter?). Descobri que essa ação faz parte de um projeto sobre obras positivas do corpo gordo da Jéssica Ipólito.

É claro que nós só não gostamos da iniciativa, como convidamos a blogueira para falar mais sobre esse seu trabalho.

Gostaria de solicitar um favor antes de você começar a leitura dessa entrevista: não deixe de encaminhar essa bate-papo para aquela sua amiga gorda, que tem vergonha do próprio corpo.

Não devemos ter, seja você gorda ou magra, nenhum motivo para nos esconder de nós mesmas e isso fica muito claro nos trabalhos desenvolvidos e publicados pelo #desafioartegorda.

Vamos à prosa (como diz em Minas! Rs):

Reversa Magazine: Como surgiu a ideia do #desafioartegorda?

Jéssica Ipólito: O desafio surgiu de um impulso durante meu horário de trabalho. Um tempo antes, eu tinha pensado em convidar algumas pessoas que desenhavam, para fazer algo desse tipo. Enquanto eu escrevia o post de convite, me veio em mente o nome “desafio arte gorda”, que logo eu transformei em hastag para poder viralizar nas redes sociais. Minha sorte é que deu certo! Poderia ter sido um tiro n’água. Eu já recebi mais de 50 artes, incluindo as que não foram publicadas ainda e estão na fila.

Eu amei todas que enviaram… Todas eu fiquei admirando por horas, são incríveis! Vou destacar algumas só pra todo mundo ficar com vontade de mais #desafioartegorda.

1- Clique aqui para ver a imagem 1.

2- Clique aquipara visualizar a imagem 2.

3- Clique aqui para acessar a imagem 3.

Reversa Magazine: Os trabalhos podem ser enviados até o dia 09 de outubro por artistas que apresentem imagens positivas do corpo gordo, principalmente da mulher. Com o material que você está recebendo, você não pensa em aumentar o tempo de envio?

Jéssica Ipólito: Não sei ainda sobre a data término do envio… Eu recebi muitos desenhos já nesse período desde o lançamento. A maioria das pessoas tem achado ok essa data limite. Vamos ver… Conforme for acontecendo, eu pretendo estender sim. Mas não é certo ainda.

Susan De Waardt-ruiter on Pinterest
Reversa Magazine: Você alguma ideia do que fará com esses desenhos, como, por exemplo, um livro e/ou e-book com os trabalhos?

Jéssica Ipólito: Depois que lancei o desafio, já me veio a ideia de fazer exposição dessas artes. Algo que possa ser físico, em vários lugares. Acho que essas artes precisam sair da internet e alcançar às ruas, os centros culturais, às comunidades. Não é justo que tanta manifestação cultural fique somente aquele espaço. Quanto mais pessoas se depararem com essas artes, melhor será.

Reversa Magazine: Qual o recado que você deixaria para quem ainda não mandou trabalhos, mas gostaria de enviar?

Jéssica Ipólito: As artes produzidas para esse desafio assumem um papel de suma importância se tratando de representatividade da diversidade dos corpos. É através das artes que outras concepções do que é “belo”, vão se formando. E vocês ainda não mandaram!? Participem desse desafio e contribua para uma visibilidade dos corpos reais na arte, gente.

Reversa Magazine: Acrescente as informações que achar necessárias:

Jéssica Ipólito: Quero ressaltar que o #desafioartegorda foi pensado para ser um vetor de desconstrução das imagens excludentes que a mídia perpetua; trazendo um dilúvio de novas artes que dialoguem de forma verdadeira com as pessoas. Transformando o caminho de embate, num caminho de empoderamento: tanto para quem desenha, quanto para quem se vê nas artes. Todas as partes ganham nesse desafio, não há um perdedor, isso que é o mais importante.”

Imagem: Susan De Waardt-ruiter – projeto #desafioartegorda.

* Padrões Estéticos, nesse caso, são aqueles apresentados pela grande mídia.

Entre para a nossa Área Vip Agora!

Receba GRATUITAMENTE mais conteúdos [email protected] no seu E-mail

Fique tranquilx, não fazemos SPAM. Somos contra essa prática. =)