Portugal LGBT e cheia de cores

37
views

Diversos eventos acontecem nesse mês pelo país. Saiba quais são! 

Portugal terá um mês de junho cheio de cores.

Marchas do Orgulho LGBT se espalham pelo país. Depois da realização em Coimbra, a Caminhada será realizada em Lisboa (no dia 20 de junho, a partir das 15h, no Jardim do Príncipe Real), no Porto (no dia 04 de julho, a partir das 16h, na Praça da República) e em Braga (no dia 27 de junho, a partir das 17h, no Arco da Porta Nova)

Em Lisboa, a Marcha será realizada após o “Piquenique Pride”, uma iniciativa de confraternização entre os participantes. A organização, que fica por conta da Rede Ex Aequo, pede que os participantes levem snacks, sucos, bolinhos e petiscos para o encontro.

marcha lgbt portugual

Já em Braga, o tema da “III Marcha pelos Direitos LGBT-Braga” (produzida por um coletivo de ativistas para a promoção e a defesa dos direitos das pessoas LGBT) terá como tema  “Não à violência transfóbica”, com foco no caso de Gisberta, transsexual brasileira espancada e violada por um grupo de adolescentes em fevereiro de 2006. A Caminhada ressaltará que esse episódio pode estar distante temporalmente das pessoas, mas está ainda muito presente na mente dos LGBTs portugueses, já que nunca foi reconhecido oficialmente que a morte da transsexual foi um ato transfóbico.

Quanto à Porto, vale destacar que a localidade já está em sua “10ª Marcha do Orgulho LGBT ”, que terá o slogan “Violência de Gênero: Está na cara que não dá!”.

Se você ainda tiver gás, arrume a sua roupa de quadrilha e venha se jogar no “Arraial Lisboa Pride 2015”, com o lema “A mudança somos nós”, a ser realizado no dia 27 de junho, em Lisboa, no Terreiro do Paço. O intuito é dar visibilidade à população lésbica, gay, bissexual e transgênera e às suas famílias em uma celebração da igualdade e de orgulho. Das 16h às 4h, a praça mais central da cidade terá atividades para todos os públicos. Durante a tarde, no Pride Village e no Arraialito (o Arraial Pride para todas as crianças), com uma área lounge para as pessoas espreguiçarem sob o sol em frente ao rio Tejo e, à noite, o Palco abre, a partir das 20h30, a maior pista de dança e música da cidade. A festa continua na zona de Bares com vários espaços emblemáticos da noite de Lisboa.

ArraialPride2013_Luzia_Borges-11-620x320

Com entrada gratuita, o Arraial Pride é produzido desde 1997 pela ILGA Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Um dos objetivos secundários do evento, além de ser mais um dia no calendário local para manifestações do Orgulho LGBT, é incluir a cidade como o roteiro dos principais destinos turísticos LGBT.

arraial_pride

A organização estima mais de trinta mil pessoas durante as doze horas de festa.

Imagens: Divulgação. 

Entre para a nossa Área Vip Agora!

Receba GRATUITAMENTE mais conteúdos [email protected] no seu E-mail

Fique tranquilx, não fazemos SPAM. Somos contra essa prática. =)