Fatos LGBTs que Farão Você Querer Assistir Steven Universe Online

67
views

Nesse texto, Camila Passatuto explica o que você precisa saber antes de assistir Steven Universe online

Vamos falar sobre a série de desenho Steven Universe que em seus episódios chama a atenção ao utilizar temas que geralmente não são discutidos e expostos em programas infantis.

A crítica esbanja elogios quando se fala em roteiro de ficção científica, direção artística, dublagem, trilha sonora e composições musicais.

A animação, que já foi indicada para dois Emmys e cinco Annie Awards, se destaca também por tratar metaforicamente de temas como a transexualidade.

Steve Universe

Também explora assuntos do universo queer, a homossexualidade, o modelo familiar não tradicional, amores entre pessoas de universos distintos e o autoconhecimento.

Além de chamar atenção pelo baixo número de personagens masculinos em um desenho que tem como personagem principal um garoto.

A criadora do anime (Steve Universe está na sua terceira temporada hoje), é Rebecca Sugar*, 29 anos, diretora, roteirista, animadora, compositora (sim, ela compõe os musicais que acontecem com um certa rotina em Steven Universe, junto também de outros compositores).

Sugar é primeira mulher a estrear uma série no canal Cartonn Network.

Antes de pontuar os fatores LGBTs de Steven Universe e seus episódios, vou dar um panorama geral da história e encaixar o leitor que não conhece o roteiro e, principalmente para quem quer encontrar Steven Universe online.

Steven Universe é um garoto de 14 anos metade Gem e metade humano. Sua mãe, Rose Quartz se envolveu com Greg (humano e pai de Steven) e para dar a luz ao garoto protagonista da série, ela teve que se desmaterializar para que Steven pudesse nascer.

Steven Universe Imagem - Greg e Rose

Steven mora com três Gems:

– Pérola (que diz ter a missão de lutar pela Terra em memória de Rose Quartz );

– Garnet ( que luta pela Terra por ser um local onde ela pode ser o que ela é e sem medo);

– Ametista (uma Gem que adora a vida e os prazeres da Terra) formam uma equipe humanóide extraterrestres que tem como objetivo proteger a terra das demais Gems.

A história ocorre na cidade fictícia de Beach City.

Bom, vamos ao que interessa:

Fusões: O que Realmente Rebecca Sugar quer Transmitir com Isso?

Em Steven Universo, as Gems conseguem realizar fusões quando estão em sintonia perfeita em seus estados físicos, mentais e emocionais.

Nesse processo as duas Gems se transformam em uma só Gem.

É criada uma nova essência de vida a partir daí, mesmo que algumas características que se destacam nas duas Gems que se fundem apareçam na que foi formada na fusão.

Steven Universe Episódios

Das três Gems protagonistas no desenho, apenas Garnet é resultado de uma fusão.

E ela explica:

“Uma fusão é uma relação.
Algumas relações são saudáveis e estáveis, como eu.
Algumas insustentáveis, mesmo se parece promissor na
primeira vez.
Algumas são furiosamente curtas, algumas são.
Algumas são surpresas maravilhosas que abre para você novos caminhos de pensar e ser.”

Se fundir com outra Gem significa uma entrega completa para uma experiência que se inicia, geralmente, por uma energia imensa de amor.

A fusão seria um relacionamento de extrema intimidade entre as Gems. Um caso de amor, mas como todo amor, nem sempre é para sempre.

Imagem Steve Universe - Gamet e Pérola se Abraçam Após Fusão

Nem sempre evolui de forma saudável, por isso também há a possibilidade de Desfusão.

Aqui, podemos ver claramente como as relações homoafetivas são abordadas no desenho.

Embora Rebecca diga que as Gems não possuem sexo, elas se identificam como mulheres, assim, podemos interpretar como homoafetivas.

Transexualidade nos Episódios de Steven Universo

E agora você me pergunta:

Como a transexualidade entra na história, principalmente nos episódios de Steven Universe online?

Vamos falar de Steven….

Um garoto fora dos padrões, metade humano e metade Gem.

No decorrer da série ele conhece sua amiga Connie – uma garota humana, descendente de indianos, negra, corajosa, espadachim e que deseja lutar com Steven para proteger a terra.

Connie é uma menina que sempre está ao lado de Steven, quando o personagem principal precisa desabafar sobre o quanto é difícil lidar com a magia, as missões e com sua habilidades.

Com Pérola (a Gem que jurou lutar pela memória de Rose Quatz, por quem possui um amor incondicional), Connie despertou a ideia de que deveria lutar até a morte para proteger Steven.

Sim, Pérola é do tipo de Gem que vive para servir e proteger e com isso influência Connie que logo deixa essa ideia de lado, pois Steven a convence que os dois devem lutar juntos, lado a lado.

Imagem Steven Universe - Pérola

Com essa conexão intensa entre Steven e Connie uma fusão acontece, pois como Steven é parte gem e humano, isso faz com que ele consiga se fundir com seres orgânicos.

Quando a fusão ocorre Stevonnie é criada, a fusão forma Gem.

Stevonnie não sabe se é homem ou mulher, se o feminino ou o masculino domina eu ser.

Nesse episódio Garnet explica para Stevonnie que ela não precisa se preocupar com isso.

Pois ela não é o feminino ou o masculino, uma pessoa ou outra e que a fusão é uma experiência e que Stevonnie deveria se divertir com isso e viver intensamente essa nova possibilidade de ser.

Stevonnie é uma personagem que nos remete claramente ao tema da transexualidade, à aceitação própria e ao respeito e apoio do núcleo familiar.

Steve Universe Online

Rebecca Sugar diz que a personagem traz a essência da adolescência, onde tudo é novo e a descoberta do próprio corpo e de seus desejos começam a acontecer.

Apesar de ser uma fusão estável (quando as duas partes possuem um elo intenso e harmonioso entre si) o temperamento da Gem é por vezes instável.

Garnet e a Fusão

Garnet é uma das três principais Gems da série e é fruto de uma fusão.

Como disse acima, podemos interpretar a fusão como um elo intenso de amor.

Garnet é o resultado de um intenso amor entre duas Gems: Rubi e
Safira.

Um dos escritores da série confirma que Garnet é a personificação do amor romântico entre Rubi e Safira, que desejam ficar unidas para sempre.

Garnet tem noção do que representa, em uma batalha a Gem canta sobre sua essência e a questão do caso de amor entre as duas Gems.

Curiosidades

– E um dos motivos de Garnet de se unir às Crystal Gems é porque elas a aceitaram sem nem um tipo de preconceito por ela ser uma fusão.

– E para quem se pergunta porque Garnet segue a luta para proteger a Terra: “ Vou lutar, pois aqui eu sou livre para conviver e ser como eu sou”.

O Amor de Pérola por Rose

Em diversos episódios podemos perceber o quanto Pérola sofre com a morte de Rose Quartz (mãe de Steven).

Seu amor por Rose fez com ela sempre a servisse e lutasse para protegê-la.

Pérola passa a ser uma grande protetora de Steven após a morte da
líder das Gems.

Uma das maiores provas de amor ocorreu quando Rose Quartz liderava “A Rebelião” com as demais Crystal Gems (Ametista, Garnet e Pérola) para proteger a vida na Terra das demais Gems.

A princípio Rose não queria que Pérola entrasse nessa batalha.

Durante a rebelião, Pérola colocava Rose Quartz acima de tudo e lutou até o ponto de sacrificar, pela amada, sua forma física.

Steven Universe e Pérola

Quando a rebelião acabou as quatro Gems (Rose, Ametista, Garnet e Pérola) iniciaram suas estadias na Terra a fim de ser guardiãs do planeta.

Nesse período Rose Quartz conhece Greg, se apaixona e engravida de Steven Universe.

Em um episódio, Greg e as Gems vão gravar uma música, Pérola tem a ideia de realizar a fusão com Rose e mostrar a Greg o quanto a relação das duas era intensa e suprema.


 

Mais sobre a Criadora de Steven Universo

Rebecca Sugar
*Rebecca Sugar se declarou bixessual na San Diego Commic Com de 2016 quando uma fã perguntou sobre a temática LGBT e a roteirista disse ter inspiração em sua vivência, já que era uma mulher bixessual.

Outros trabalhos de Rebecca Sugar

Sugar, trabalhou durante um tempo como roteirista de A Hora da Aventura, além de dar o ar da graça em As Meninas Super Poderosas, sempre abordando temas ligados, de uma maneira ou de outra, à comunidade LGBT.

 

Imagens: Google Imagens e Facebook de Steve Universo.

Entre para a nossa Área Vip Agora!

Receba GRATUITAMENTE mais conteúdos [email protected] no seu E-mail

Fique tranquilx, não fazemos SPAM. Somos contra essa prática. =)